31 de outubro de 2011

Halloween

Gostosuras ou Travessuras ?


Halloween, ou dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de Outubro. A celebração provém dos povos antigos, e muitas histórias sobre qual seria a verdadeira origem do dia das Bruxas são contadas. Esta data gerou inúmeros filmes, brincadeiras, e entre outros, já que virou uma comemoração popular em alguns países, inclusive no Brasil, devido a forte influência norte-americana.

Existem vários simbolos tradicionais com seus diversos significados:
Bruxa: é o principal símbolo deste dia, sua figura assustadora marca presença no dia 31 de outubro em todos os países em que o Halloween é comemorado. Muitas histórias envolvem a participação das bruxas neste dia, uma história mais assustadora que a outra, e também é comum ver muitas fantasias de Bruxa neste dia.
Gato Preto: Muitas crenças também envolvem o significado do gato preto no Halloween, um deles é que as bruxas conseguem se transformar em gato preto, ou que os gatos pretos trazem azar quando cruzam na frente das pessoas, e até mesmo que eles são pessoas mortas.
Áboboras e velas: Além das Bruxas, as abóboras e as velas também são um dos principais elementos que compõe os símbolos do Haloween. A principal história que justifica a importância deste símbolo é a de um homem chamado Jack, que enquanto vivo aprisionava o diabo em vários locais, entretanto ele bebia demais, e acabou morrendo em decorrência disso. Devido as suas constantes humilhações ao diabo, sua entrada foi proibida tanto no céu, quanto no inferno. Jack vive perambulando pelo mundo, e as abóboras com velas dentro servem para iluminar seu caminho.
Travessuras ou Gostosuras: A frase mais famosa do Halloween, dita pelas crianças ao baterem na porta de desconhecidos. A brincadeira existe desde o século IX, onde eram oferecidas as crianças “bolos de almas” com cobertura de groselha, para dar às crianças que se fantasiavam e saiam de porta em porta aplicando a brincadeira. A criança que ganhava o pedaço de bolo, em troca deveria rezar pela alma de algum familiar de quem lhe ofereceu o bolo.
Vasoura: Diretamente ligado a Bruxas, a vassoura serve como instrumento para “limpar” os pensamentos negativos, e todas as consequências provenientes deles.
Morcego: Significa uma visão apurada, que vai além de enxergar somente a aparência das pessoas e consegue ver os seus sentimentos verdadeiros.

Halloween não é só uma data, mas sim um dia para se divertir, sair um pouco da rotina, se fantasiar das mais diferenciadas fantasias possivéis, ir para festas, assustar os amigos, sair pelas ruas pedindo doces, ou fazer alguma travessura, assistir á filmes de terror, ter medo. Voltar a ser criança :D

 Feliz dia das Bruxas pessoal !

1 comentários:

Adooooro essa peças floridas delicadas!
bjss =*

http://cordeiogurte.blogspot.com

Postar um comentário