24 de julho de 2011

Caio Fernando Abreu

Amores, hoje vou postar para vocês frases, textos e pensamentos do meu escritor preferido, e não é atoa que eu prefiro ele em meio a tantos outros. TUDO que ele escreve é lindo e perfeito *o*

Vale a pena saber:

Caio Fernando Abreu (1948-1996) pertenceu à última geração de escritores brasileiros que realmente escreveu cartas. Dentro dela, foi quem mais fez de seu epistolário uma forma de arte, à qual ele se entregava com esmero cotidiano. Organizada por meu amigo Ítalo Moriconi, a coletânea Cartas (Editora Aeroplano, 2002), que só agora tive a oportunidade de ler, é um belo documento da trajetória de Caio, desde a adolescência, em Porto Alegre (Caio é natural de Santiago do Boqueirão, quase na fronteira com a Argentina), até a morte, em 1996, por complicações resultantes do vírus HIV :( 
O encorpado livro, de mais de 500 páginas, reúne uma pequena parte da correspondência ativa de Caio com amigos de toda a vida.

“A memória tem sempre essa tendência otimista de filtrar lembranças más para deixar só o verde, o vivo. Antigamente, sempre era melhor, ainda que não fosse.”

“Aparece uma pessoa qualquer, e então tu vai e inventa uma coisa que na realidade não é. E tu vai vivendo aquilo, porque não aguenta o fato de estar sozinho”

“Então que seja doce. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: Que seja Doce”

- As vezes sinto falta de mim
- Eu também, menina.
- Sente falta de si?
- Não, de Você. E dói.

“Não que fosse amor de menos, você dizia depois, ao contrario, Era amor demais

“Ou me quer e vem, ou não me quer e não vem. Mas me diga logo pra que eu possa desocupar o coração.
Avisei que não dou mais nenhum sinal de vida, e não darei. Não é mais possível. Não vou me alimentar de ilusões. Prefiro reconhecer com o máximo de tranqüilidade possível que estou só do que ficar à mercê de visitas adiadas e encontros transferidos.”

“Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer, nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar, nenhuma carga me fará baixar a cabeça. quero ser diferente. eu sou. e se não for, me farei.

Mas uma estranha intuição: de que, de alguma forma, este é um período de luta depois do qual tudo deve abrir, ficar mais fácil, menos batalhado.

“Talvez tudo, talvez nada. Porque era cedo demais e nunca tarde.”

 - Ele pode estar olhando as suas fotos. Neste exato momento. Porque não? 
- Passou-se muito tempo. Detalhes se perderam. 

- E daí? Pode ser que ele faça todas as coisas que você faz. Escondida. Sem deixar rastro nem pistas.Talvez ele faça aquela cara de dengoso e sinta saudade do quanto você gostava disso ou percorra trajetos que eram seus, na tentativa de não deixar que você se disperse das lembranças. As boas. Por escolha ou fatalidade, pouco importa, ele pode pensar em você.Todos os dias. E ainda assim preferir o silêncio. Ele pode reler seus bilhetes, procurar o seu cheiro em outros cheiros. Ele pode ouvir as suas músicas, procurar a sua voz em outras vozes. Quem nos faz falta acerta o coração como um vento súbito que entra pela janela aberta. Não há escape. Talvez ele perceba que você faz falta e diferença .(ps: amo esse *-*)

Aprenda uma coisa: Se a vida tá te batendo tanto, é porque tu aguenta, é porque tu é forte.

“Eu me sinto às vezes tão frágil, queria me debruçar em alguém, em alguma coisa. Alguma segurança. Invento historinhas para mim mesmo, o tempo todo, me conformo, me dou força. Mas a sensação de estar sozinho não me larga. Algumas paranóias, mas nada de grave. O que incomoda é esta fragilidade, essa aceitação, esse contentar-se com quase nada. Estou todo sensível, as coisas me comovem

“Mas perigos sempre há, desde que se saiu do útero, e até antes, durante imagino que muito mais.

Não que estivesse triste, só não sentia mais nada”

“A gente passa a vida toda achando que é imortal”

“Acho que não precisava ser assim. É tudo tão forte, tão profundo, tão bonito. Não precisava doer como dói.”

“Cuidado com as ilusões mocinha. Profundas e enganosas como o mar”

Eu te amei muito. Nunca disse, como você também não disse. Mas acho que você soube.”

PODIA SER SÓ AMIZADE, PAIXÃO, CARINHO, ADMIRAÇÃO, RESPEITO, TERNURA, TESÃO. COM TANTOS SENTIMENTOS ARRUMADOS CUIDADOSAMENTE NA PRATELEIRA DE CIMA, TINHA DE SER JUSTO AMOR, MEU DEUS? 

Continuo a pensar que quando tudo parece sem saída, sempre se pode cantar. Por essa razão escrevo

“Venha quando quiser, ligue, chame, escreva - tem espaço na casa e no coração, só não se perca de mim

“Faz frio. Estou frio por dentro também. Acabei me entristecendo com as coisas que escrevi. As verdades, porque as mentiras não entristecem.

Mas sabes principalmente, (…) que tudo passará um dia, quem sabe tão de repente quanto veio, ou lentamente, não importa.”

Não se permita entristecer, por nada, nem ninguém.

Meu coração é um álbum de retratos tão antigos que suas faces mal se adivinham. Roídas de traça, amareladas de tempo, faces desfeitas, imóveis, cristalizadas em poses rígidas para o fotógrafo invisível. Este apertava os olhos quando sorria. Aquela tinha um jeito peculiar de inclinar a cabeça. Eu viro as folhas, o pó resta nos dedos, o vento sopra.”

Eu vou deixar pra lá, fingir que esqueci, agir como se não importasse.

“Tudo já passou e minha vida não passa de um ontem não resolvido.

“Saudade saudade saudade saudade saudade saudade saudade saudade. 
Amor amor amor amor amor amor amor amor amor amor. 
Todos os beijos já existentes e não existentes todos os beijos os beijos dados mais os que estão por dar. Não se perca. Não se esqueça. 
Viver bem é a melhor vingança.

“O ridículo é que só no chão você percebe que caiu.

As coisas acontecem do jeito que acontecem e estão certas assim. Não me arrependo de nada. Mas vez em quando passa pela cabeça um - ah, podia ter sido diferente…”

Livrai-me de tudo que me trava o riso.

“Não foi nada, deu saudade... só isso”

Chegue bem perto de mim. Me olhe, me toque, me diga qualquer coisa. Ou não diga nada, mas chegue mais perto. Não seja idiota, não deixe isso se perder, virar poeira, virar nada…”

- ESTOU TE ENCHENDO O SACO? - OUTRA VEZ ELE ESCUTOU O SILÊNCIO CURTO, O DIQUE SECO E O SOPRO LEVE.(…)
- NÃO - DISSE
- TUDO BEM, EU NÃO ESTAVA MESMO FAZENDO NADA.
- NÃO CONSIGO DORMIR - ELA DISSE MUITO BAIXO.
- VOCÊ ESTÁ DEITADA?
- É, LENDO. AÍ ME DEU VONTADE DE FALAR COM VOCÊ

Compreenda, eu só preciso falar com você. Não importam as palavras, os gestos, não importa mesmo se você continua a fugir e se empareda assim, se olha para longe e não me ouve nem vê ou sente. Eu só quero falar com você, escute.”

Então delete, tudo aquilo que não valeu a pena. Quem mentiu, quem enganou seu coração, quem teve inveja, quem tentou destruir você, quem usou máscaras, quem te magoou, quem te usou e nunca chegou a saber quem realmente você é.







Até a próxima amores *-*

3 comentários:

Cara... Esse homem contribuiu muito pra Literatura Brasileira!
^^
Post Muito beem feito p/ variar né garotas? *o*
Nossa, amei aqui. Eu já tinha visto muita coisa do CFA, até me inspiro nele pra escrever. Ele é a coisa mais foda que já pisou em terras tupiniquins depois do século vinte. Então, obrigada por ser minha primeira seguidora e eu já estou te seguindo. Um beijo, aliás, amei o layout. Vocês mesma que fizeram ele? Ficou muito cool. \o\
Um gênio!
Sou fã do trabalho de Caio F. Abreu

Postar um comentário